O PROJETO

1) Motivos da realização do projeto:


A justificativa do presente projeto é o auxílio à carreira artística e à efetiva arte (produto originário e resultante) do proponente, dando oportunidades artísticas para toda a comunidade que o cerca, adicionando-se ao excelente custo-benefício à sociedade brasileira ao apresentar um produto de alto valor cultural juntamente com situações de inclusão social e oportunidades de democratização de acesso que visa levar oficinas gratuitas a crianças e jovens de escolas publicas e em situação de vulnerabilidade social de 3 cidades, são elas: Nonoai-RS, Seberi-RS e Águas de Chapecó-SC.


A cultura irá ganhar, uma vez que será apresentado um projeto de alta qualidade, estimulando cada vez mais o mercado artístico nacional, incluindo seus aspectos econômicos e sociais, atingindo o interesse púbico de forma plena no território brasileiro. Dar-se-á, portanto, prioridade nacional ao projeto, embora suas medidas de publicidade não possuam fronteiras,  dando oportunidade à aplicação do Princípio Internacional da Cultura.


Será realizado oficinas e espetáculos.
 
2) Necessidade do uso do Mecanismo Incentivo a Projetos Culturais:


O proponente necessita de apoio em incentivo fiscal, uma vez que nunca conseguiria realizar um projeto como este apenas com recursos próprios, de forma a auxiliar sua carreira artística e a cultura nacional, por decorrência. Dessa forma, dá-se oportunidade à aplicação do Princípio do Livre Acesso à Cultura.
Verifica-se, no presente projeto, um excelente custo-benefício à sociedade brasileira ao apresentar um produto de alto valor cultural juntamente com situações de inclusão social e oportunidades de democratização de acesso, o que será potencializado pelas oportunidades apresentadas pelo Pronac/Lei Rouanet.
 
3) Publico alvo:


Seu público alvo será livre, não havendo impedimentos para que haja o acesso por pessoas de qualquer idade, religião ou classe social.


Estima-se que 3720 pessoas sejam atingidas diretamente. De forma indireta, incluindo o acesso à internet e outras formas de contato, estima-se o acesso por 15.000 pessoas.
 
4) O presente projeto atingirá os objetivos do Pronac e da Lei Rouanet, com finalidade de captar e canalizar recursos para o setor, ao enquadrar-se no Art. 1º da Lei 8313/91, com vistas a:


I - contribuir para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais;


II - promover e estimular a regionalização da produção cultural e artística brasileira, com valorização de recursos humanos e conteúdos locais;


III - apoiar, valorizar e difundir o conjunto das manifestações culturais e seus respectivos criadores;


IV - proteger as expressões culturais dos grupos formadores da sociedade brasileira e responsáveis pelo pluralismo da cultura nacional;


IX - priorizar o produto cultural originário do País.
 
5) Para que sejam atingidos os objetivos do item anterior, o projeto conterá, de acordo com o art. 3° do mesmo diploma legal:


I - incentivo à formação artística e cultural, mediante:


c) instalação e manutenção de cursos de caráter cultural ou artístico, destinados à formação, especialização e aperfeiçoamento de pessoal da área da cultura, em estabelecimentos de ensino sem fins lucrativos;


II - fomento à produção cultural e artística, mediante:


c) realização de exposições, festivais de arte, espetáculos de artes cênicas, de música e de folclore;


e) realização de exposições, festivais de arte e espetáculos de artes cênicas ou congêneres;


IV - estímulo ao conhecimento dos bens e valores culturais, mediante:


a) distribuição gratuita e pública de ingressos para espetáculos culturais e artísticos;